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  • Nov

    22

    2022

ACIVI ALERTA PARA PAGAMENTO DE BOLETOS FALSOS

ACIVI ALERTA PARA PAGAMENTO DE BOLETOS FALSOS
Realizar transações financeiras pela internet é mais prático, rápido e seguro. Ao menos é o que defendem as empresas que utilizam o meio virtual para oferecer e vender seus produtos e serviços, como bancos e lojas, por exemplo.
Mas será que, ao utilizar este sistema, o consumidor pode confiar que nada dê errado e que está livre de possíveis golpes?
Para evitar que isso aconteça, ACIVI (Associação Comercial e Industrial de Vinhedo) tem algumas dicas importantes.

Fique atento aos detalhes. O golpe, muitas vezes, começa no e-mail que o comerciante / Empresário recebe o boleto para pagamento. Neste caso, é preciso se certificar de quem enviou o documento e desconfiar de qualquer coisa diferente, seja na identificação do emissor ou no corpo da própria mensagem do e-mail. Na dúvida, não abra.
Se as informações estiverem corretas e o e-mail for aberto, antes de efetuar o pagamento o comerciante / Empresário deve conferir se todos os dados do boleto estão de acordo, como: nome e CNPJ da empresa emissora, valor da transação financeira e números do código de barra.
Mesmo assim, em algumas situações, o boleto pode ser falso ou clonado. Neste caso, o comerciante / Empresário só vai conseguir identificar algum problema antes de finalizar o pagamento, quando o próprio sistema do banco mostrar quem é o beneficiário na tela de confirmação. Se este dado já for diferente, desconfie de golpe, não pague e faça contato com a empresa.

Caso nenhum destes detalhes sejam observados e o possível boleto falso ou clonado venha a ser pago, a orientação da ACIVI é que o comerciante / Empresário registre o fato junto ao fornecedor e ao seu banco, bem como ao banco responsável pela transação financeira (aquele que aparece no boleto).
Como a situação envolve uma possível fraude, a ACIVI também recomenda que o comerciante / Empresário faça um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil (nestes casos é possível fazer pela internet), para que o caso seja investigado. E também no próprio Procon, para uma análise detalhada da situação.

(Fonte:Gerência ACIVI)